Cementação nitretação
A escolha do material e dos tratamentos aos quais ele será submetido é crucial para o sucesso de um projeto. Uma vez determinado o material, é fundamental apresentar certo nível de controle sobre a sua microestrutura e, consequentemente, sobre as suas propriedades, para que os resultados estejam conforme o esperado.
Algumas aplicações exigem propriedades diferentes em regiões estratégicas de uma mesma peça ou de um mesmo componente mecânico. Como exemplo, uma engrenagem, cuja aplicação requisita elevada dureza e resistência ao desgaste nos dentes, onde há contato com outros elementos de máquinas, mas ductilidade e tenacidade no núcleo, para absorver choques eventuais. Uma das alternativas para se atingir esse conjunto de propriedades é submetendo o material aos processos de cementação, têmpera e revenido que, se realizados sob condições adequadas, proporcionarão ao material essas características.
1.1Objetivos:
Este trabalho tem como principal objetivo reunir, a partir de algumas pesquisas bibliográficas, os principais aspectos que envolvem características, propriedades e aplicações da cementação dos aços.
2.Tratamento Termoquímico
2.1 Definição
Tratamentos termoquímicos são processos que visam a adição, por difusão, de elementos químicos (carbono, nitrogênio e boro, entre outros) na superfície do aço e nas seções onde se quer endurecer. Como a difusão desses elementos é feita com o aquecimento do aço entre 300° e 1200°C, o tratamento é denominado termoquímico (Costa e Silva e Mei, 2006; Chiaverini, 1977).
A aplicação de calor por um meio apropriado pode levar a essa alteração de composição química do aço até uma profundidade que depende da temperatura de aquecimento e do tempo de permanência à temperatura de tratamento em contato com o meio em questão. A modificação parcial da composição química, seguida geralmente de tratamento térmico apropriado, produz também uma alteração na estrutura do material, resultando em uma modificação