Terceiro Setor
Anderson Cardoso1
Carla Agostinho²
João Vitor Pereira³
Victor Hayashi⁴
Luciano santana pereira5
RESUMO:
O presente artigo tem como objetivo identificar as dificuldades na captação de recursos de uma instituição social de apoio a famílias e crianças situadas no norte do Paraná. O artigo foi estruturado em informações levantadas por meio de pesquisa bibliográfica, análise de material já publicado, livros, artigos científicos e documentos. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de natureza qualitativa, onde o instrumento coletor foi uma entrevista semiestruturada junto à coordenadora, psicóloga e a assistente social da instituição. Outro questionário foi aplicado referente à área administrativa com a responsável pelo setor.
Palavras-chave: Terceiro Setor, Captação de Recursos, Responsabilidade Social.
1 INTRODUÇÃO
As instituições sociais, em sua maioria, por promoverem ações que não utilizam dos conhecimentos de marketing social, encontram dificuldades na obtenção de recursos financeiros provenientes de empresas, governo, pessoas, feiras beneficentes e outras ações sociais. O número de instituições que formam o Terceiro Setor, que necessita de recursos dos outros setores, cresce cada vez mais de forma desproporcional se comparado às organizações cedentes. A partir das dificuldades encontradas por instituições do Terceiro Setor em arrecadar recursos que são voltados para projetos sociais, o presente artigo coloca como problema, o seguinte: Porque se encontra tanta dificuldade na captação de recursos pelas instituições do Terceiro Setor?
Diante disto, visando contribuir com a sustentabilidade de projetos sociais em organizações sem fins lucrativos, este artigo tem como objetivo investigar, através de um estudo de caso, os motivos que ocasionam algumas