Terceiro Setor
Terceiro Setor
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Entidades beneficentes da cidade do Salvador 2013.
3 PROBLEMA
Como atuam as entidades beneficentes na sociedade em Salvador-BA?
4 JUSTIFICATIVAS
As entidades beneficentes atuam de forma direta na sociedade atual, representando números desde 14 mil a 200 mil existentes, que incluem associações de bairro e clubes sociais. Cuidam de necessidades de auxilio material ou psicológico, como; pessoas carentes, meninos de rua, drogados, alcoólatras, protegem testemunhas, ajudam a preservar o meio ambiente, educam jovens, velhos e adultos, disponibilizam cursos profissionalizantes e promovem direitos humanos etc...
5 OBJETIVOS
5.1 Objetivo Geral
Analisar as entidades beneficentes atuantes na sociedade soteropolitana.
5.2 Objetivo Especifico
a- Demonstrar a influencia das entidades diretamente no desenvolvimento da sociedade. b- Relacionar as entidades como um dos principais componentes do terceiro setor. c- Avaliar o surgimento das entidades beneficentes no âmbito social.
6 REFERENCIAL TEORICO
O terceiro setor não é público ou privado, mas sim uma junção do setor estatal e o privado para uma finalidade maior, suprir as falhas do estado e do setor privado às necessidades da população em uma relação conjunta. Este setor constitui-se de organizações sem fins lucrativos, que realizam ações sociais sem apoio do governo, mesmo que em outrora tais ações fossem realizadas pelo estado.
Juntamente com as entidades beneficentes, fazem parte do 3° setor, ONGS, OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público). Baseado em pesquisas realizadas em 2002 pelo IBGE e IPEA em parceria com a BONG e GIFE foram identificadas mais de 500.000 instituições no 3° setor.
Essas entidades em função da sua natureza jurídica são compostas por 14 categorias especificas que são:
- Serviço notarial e registral (cartório)
- Organização social
- Organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP)
- Outras