TERCEIRO SETOR MARKETING
O trabalho a seguir apresenta um estudo sobre o Terceiro Setor e as questões que influenciam na atuação de instituições e organizações sem fins lucrativos, a fim de obter conhecimento sobre o ambiente socioeconômico que as instituições e organizações atuam, sobre as facilidades e dificuldades que vivenciam, para que fosse possível aplicar uma intervenção mercadológica sobre a Associação
Paulista de Amparo à Mulher (APAM), uma organização não governamental
(ONG), sem fins lucrativos, que atua na área de assistência social, prestando atendimento e assessoramento a mulheres e suas famílias.
Este material apresenta analises sobre os ambientes econômico, social, demográfico, natural e tecnológico que envolve e influencia diretamente ou indiretamente na atuação e efetividade da instituição com o público assistido.
Por meio dos estudos realizados foi possível definir os planos de comunicação e de intervenção de marketing, diagnosticando falhas existentes nos processos de divulgação tornando os efetivos e eficientes, dentro dos objetivos e metas definidas. 9
II.
TERCEIRO SETOR
Para entendermos sobre o terceiro setor e entender como ele trabalha devemos entender o funcionamento do primeiro e segundo setor.
Segundo a Rede Brasileira do Terceiro Setor (REBRATES), a organização da sociedade constitui-se a partir dos três setores, sendo o primeiro setor o público, o segundo são as empresas privadas e o terceiro são as organizações sem fins lucrativos, que dão suporte a sociedade no que o primeiro setor não conseguiu.
O primeiro setor corresponde ao estado, que tem o compromisso com a sociedade e cuida dos três poderes políticos, segundo o site Portal Brasil, são os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Sendo o poder Executivo o governamental, cuja responsabilidade é executar as leis para o controle e melhor funcionamento do estado.
O poder Legislativo tem como objetivo a criação de novas leis e sua melhoria, sua missão é