Terceirização
INTRODUÇÃO ..........................................................................................................07
1. DESENVOLVIMENTO ........................................................................................10
1.1. A ORIGEM ...........................................................................................................10
1.1.1. Aspectos Jurídicos e Legais ...............................................................................10
2.1.2. Classificação da Terceirização por seus Aspectos Característicos ....................13
2. CONCLUSÕES ......................................................................................................14
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO ......................................................................15
INTRODUÇÃO
O mundo capitalista tem presenciado nas ultimas décadas, de maneira muito intensa, transformações sobre a forma de produção, para a racionalização da mão de obra humana como fonte que produz valor. A técnica de terceirização tem sua origem em 1940, após eclosão da segunda guerra mundial, quando os países europeus utilizavam dessa ferramenta para a produção de armamentos.
Estas formas de trabalho dispensam as organizações de manterem em seu quadro um grupo de trabalhadores em diversas atribuições, inclusive supervisionar e controlar o processo produtivo, uma vez que os trabalhadores assumem a posição de patrões de si mesmos ao se condicionarem as atividades de forma produtiva e qualificada com o objetivo de atender as exigências do contratante.
Este estudo tem como pontos principais a contextualização histórica da terceirização e como vem sendo utilizada pelas empresas para alcançar a maior eficiência na gestão, como meio de redução de custos visando vantagem competitiva e foco restrito no negócio principal da organização.
O artigo discute o instituto da terceirização, analisando sua aplicabilidade na