.Terceirização
A necessidade de manter uma competitividade mercadológica impulsiona o nascimento de novos negócios com intuito de reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos e serviços. Dentro deste contexto, surge a Terceirização, ganhando destaque e se solidificando com a eficiência de racionalizar recursos de maneira eficaz.
Este Projeto Integrador apresenta os resultados da pesquisa sobre Terceirização, com conhecimento por meio de leituras bibliográficas e análises das áreas de pesquisa.
O presente estudo tem como objetivo específico oferecer uma oportunidade para desenvolver experiências práticas no campo da Terceirização para complementar a formação para o exercício profissional, podendo avaliar as principais vantagens e desvantagens da terceirização, e ao mesmo tempo, questões relacionadas à conceituação e legislação, tudo, visando relacionar a Terceirização com o planejamento estratégico requerido da área de Recursos Humanos.
2 CONCEITOS DE TERCEIRIZAÇÃO
A terceirização, ou outsourcing é uma prática que visa a redução de custo e o aumento da qualidade. De acordo com Pagnoncelli (1993) é um processo de transferências de atividades para serem realizadas por terceiros. É um processo por ser contínuo, planejado pois para implantar o processo de terceirização é essencial considerar um planejamento estratégico e atividades realizadas por terceiros, pois são excecutadas por outra empresa.
No processo de terceirização, atividades que são de grande importância para a empresa, porém, não estão dentro de suas especializações, são contratadas de terceiros. Esta prática permite que a empresa abra mão da execução deste processo e transfira para um terceiro, portador de uma base de conhecimento mais especializada, com o objetivo de agregar maior valor ao produto final.
A Terceirização é um conceito moderno de produção, que se firma na parceria consciente entre as empresas. Essa parceria pode envolver tanto produção de serviços como de bens, de