Analise financeira
1 Ativo
1.1 Classificação 1.1.1 Como passam a ser classificados os ativos?
Os Ativos agora passam a ser classificados em Ativos Circulantes e Ativos não Circulantes. Os Ativos não Circulantes passam a possuir os seguintes grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. (O Diferido deverá ser eliminado pela Medida Provisória a ser emitida brevemente, passando os itens que o compõem a ser baixados para o resultado ou reclassificados para o intangível). (slide 10)
1.1.2
Como fica a classificação do ativo para fins fiscais?
A classificação dos ativos, para fins fiscais, é a mesma que para fins contábeis. A única diferença é que não haverá a nomenclatura “Resultado Não Operacional” para fins societários, mas o conceito continua a existir para fins fiscais.
1.1.3
Um Software que está em desenvolvimento deve ser contabilizado em qual grupo do Ativo?
Se o software em elaboração for ser integrado a algum item do imobilizado, ele deve ser contabilizado em Imobilizado em Andamento (como, por exemplo, softwares para máquinas específicas). Caso esse software não seja vinculado a um imobilizado específico, ele deve ser classificado como Intangível em Andamento, dentro do grupo de Intangíveis. Entretanto, caso o software em desenvolvimento seja para comercialização, ele deve ser tratado como ativo especial, mantido no grupo de estoques.
1.2 Novas Contas 1.2.1 Quais as novas contas do Ativo?
Foram criadas as novas classificações do ativo conforme item 1.1. O grupo novo criado é o de Intangíveis. (slide 43)
1.2.2
Qual a nova divisão do Ativo Permanente? Qual o novo grupo formado?
O Grupo Permanente está sendo eliminado, passando seus componentes a serem classificados dentro do grupo Ativo Não Circulante. Uma alteração importante está vinculada à classificação de contas que anteriormente eram inseridas no grupo do Ativo Imobilizado, contas como marcas, patentes,