Terceirização
INTRODUÇÃO
Na década de 1990, com a globalização, que proporcionou a abertura econômica e uma maior competitividade internacional, as organizações, para não perder mercado, precisaram passar por intensa reestruturação produtiva, principalmente o setor industrial, o que trouxe grandes mudanças para as empresas e trabalhadores. Uma das estratégias adotada neste processo de reestruturação produtiva foi a Terceirização, que desempenha um papel importante no desenvolvimento das grandes corporações Transnacionais, que buscam maior competitividade e qualidade do produto final. A terceirização gerou grandes mudanças nas organizações, que desde o início do capitalismo tinham tendência à concentração de atividades e hoje tendem à desconcentração destas atividades, outra mudança gerada foi a flexibilização das relações de trabalho.
1.1. O CONCEITO DE TERCEIRIZAÇÃO
A terceirização é um processo planejado de transferência de determinadas atividades de uma empresa para que elas sejam realizadas por uma subcontratada, que é uma empresa especializada e tem toda sua atenção e conhecimento voltados para esta determinada atividade.
No processo de terceirização, a característica fundamental de uma empresa subcontratada é “saber fazer e fazer melhor”, o que permite incluir este processo nos instrumentos de busca pela competitividade, qualidade e eficiência.
Vista como estratégia de administração, a terceirização se converte num poderoso recurso gerencial para evitar dispersão de esforços.
Na terceirização estão incluídos diversos processos relacionados com atividades de apoio às empresas, como: limpeza, alimentação, manutenção, segurança, recepção e alimentação, até serviços estratégicos como transporte e processamento de dados, podendo chegar a etapas importantes do processo produtivo.
As principais vantagens da terceirização estão em: * Concentração de esforço; *