Terceirização
1. Pontos Positivos e Negativos
2. Comparação com outros países
3. Lei permite?
4. Quem ganha e quem perdem com a terceirização? O QUE É TERCEIRIZAÇÃO?
Terceirizar é o ato de transferir atividades nãoessenciais da empresa para serem executadas por terceiros, concentrando, dessa forma, suas energias na atividade-fim.A atividade não essencial da empresa passa a ser atividade essencial na terceirização, donde se conclui que, sendo nesta sua atividade principal,certamente fará com melhor qualidade e produtividade.
POR QUE TERCEIRIZAR?
•
Surge como alternativa para tornar asempresas mais flexíveis;
•
Mais enxutas;
•Mais competitivas •
Evitar desvios da atenção, por parte dos executivos, de problemas reais da atividade principal;
•
Transferir a atividade burocrática a terceiros,hoje, é uma estratégia de sucesso;
Requisitos para Terceirização Três (3) é o número de requisitos necessários, para caracterização legal da terceirização, os quais são:
ATIVIDADE-MEIO: A descentralização de atividades, somente poderá ocorrer nas atividades auxiliares a sua atividade principal. São exemplos de atividades auxiliares: manutenção, restaurante, limpeza, segurança, administração, etc.
IMPESSOALIDADE: A contratação de empresa, de personalidade jurídica (PJ), não há diretamente a pessoalidade, porque tem a opção de contratar empregados para prestarem o serviço, junto o tomador. Já a contratação de profissionais autônomos (PF), muito embora seja ele quem deverá executar o serviço, deve-se tomar o cuidado para não ficar subordinado a horário de trabalho e subordinado hierarquicamente, pois do contrário, poderá caracterizar a pessoalidade.
SUBORDINAÇÃO DIRETA: Qualquer forma de contratação de terceiros, não poderá haver a subordinação direta (hierárquica), isto é, o tomador de serviços não poderá ficar dando ordens aos empregados da contratada ou autônomo profissional.
Diferenças Entre a Terceirização no Brasil e em Outros Países