Uso de ferramentas manuais
Uso, riscos e prevenções.
Ferramentas manuais: Uso, cuidados e riscos.
Aluno: Djalyson Daniel
Professora: Valquiria
Matéria: Segurança do trabalho na indústria da construção civil
FACULDADE ITOP
PALMAS, 22 DE OUTUBRO DE 2013
Introdução
As ferramentas manuais são essenciais no dia a dia de qualquer trabalhador. Especialmente o da construção civil. Por isso, não devemos saber apenas para o que elas servem, mas também como manuseá-las corretamente e os riscos que elas oferecem.
Objetivo Geral: Apresentação das ferramentas, dissertação sobre os perigos que elas oferecem, manuseio das mesmas e dicas de segurança.
O que são ferramentas manuais?
É uma denominação genérica para instrumentos ou utensílios usados que ampliam e diversificam o trabalho das mãos, proporcionando maior força e precisão na atividade realizada. As ferramentas manuais datam da era pré-histórica, onde os habitantes daquela época dispunham apenas de pedras, madeira e ossos, dos quais se fabricavam facas, machadinhas e lanças. Hoje em dia, elas são parte essencial do cotidiano do homem. São usadas em casa (tesouras, facas, aves de fenda, furadeira, serrote), na construção civil e indústrias (martelo, alicate, grifo, lima, marreta, talhadeira, entre outros) e até no cultivo de lavouras (enxadas, foices, facões e etc.).
Exemplos de ferramentas domésticas :
Exemplos de ferramentas de construção civil:
Exemplos de ferramentas para lavoura:
Acidentes e riscos
Dependendo da área em que ocorrem, os acidentes com ferramentas manuais, não são graves. Mas ainda assim, é necessário todo cuidado ao manuseá-las, pois o excesso de confiança também causa acidentes. Entre as causas desses acidentes, podemos também citar: falta do uso de epi’s, falta de atenção ao executar o trabalho, o improviso de tais ferramentas, imperícia, entre outros.
As principais consequências do acidente com