Terceirização
TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO
DESCRIÇÃO DO CASO
A empresa KSV Logística Industrial Ltda*. É uma empresa multinacional de origem alemã, especializada em soluções logística para as montadoras do setor automobilístico.
A KSV identificou a necessidade de terceirização de seus serviços de Medicina Ocupacional, assunto este que será tratado no presente estudo. Serão abordadas as justificativas para tal processo de terceirização, as vantagens e desvantagens do processo, aspectos legais envolvidos, estudo dos custos e perspectiva de payback além da estratégia de implementação.
* - O nome da empresa foi modificado a pedido da mesma para manter a sua integirdade.
JUSTIFICATIVA DA EMPRESA PARA A TERCEIRIZAÇÃO
O processo de terceirização dos serviços de Medicina Ocupacional se justifica, pois, foi constatado que os gastos para instalação, manutenção e gerenciamento de um serviço próprio de Medicina Ocupacional, conforme será detalhado mais adiante.
ESTUDO DOS CUSTOS
Os custos para a terceirização dos serviços de Medicina Ocupacional dividem-se basicamente em 3 categorias: Instalações físicas, equipamentos e mão-de-obra.
• Instalações Físicas – os custos incluem a construção de locais para atendimento, salas para exames, escritório administrativo e também espaços de apoio, como banheiros, copa e cozinha. Todos os cômodos devem atender as normas oficias do Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde, Vigilância Sanitária, entre outros. • Equipamentos – os equipamentos incluem os medicamentos, máquinas para exames (cabine audiométrica, ortorather entre outros), macas, computadores, sistemas informatizados para gerenciamento, água, luz, telefone, conexão de Internet, mesas e cadeiras, entre outros. • Mão-de-Obra – a mão de obra deve ser especializada, contando com uma equipe de enfermeiros, médicos com especialização em Medicina do Trabalho, assistentes administrativos, Faxineiro e outros como guarda e motorista.
VANTAGENS E