Tcc motivação organizacional
Gestão de Pessoas é uma área interdisciplinar que envolve necessariamente conceitos de Psicologia Industrial e Organizacional, de Sociologia Organizacional, de Engenharia Industrial, de Direito do Trabalho, de Engenharia de Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho dentre outras.
A área de Gestão de Pessoas trata tantos dos aspectos internos da organização como dos aspectos externos ou também denominados ambientais. Gerir pessoas depende da situação organizacional, ou seja, do ambiente que está inserido, da tecnologia empregada e das políticas e diretrizes vigentes. Tal área depende principalmente da concepção da organização acerca do homem e da qualidade e quantidade de recursos humanos disponíveis e à medida que esses elementos mudam, muda também a forma de administrar os recursos humanos da organização.
A partir da década de 90, o mundo passava por profundas alterações nos campos político-econômicos, como por exemplo, o fim da União Soviética e a hegemonia norte-americana. Além desses acontecimentos, havia também um grande desenvolvimento tecnológico e a globalização que integrava a economia e sociedades de vários países, contribuindo para a homogeneização cultural e popularização do sistema de informação. Já no Brasil, ocorria também uma elevação no desemprego e uma grave recessão econômica refletindo na área de recursos humanos, na qual teve suas funções alteradas, cabendo a ela agora:
• Elaborar políticas e diretrizes para gerenciar seres humanos; • Potencializar talentos; • Solucionar conflitos; • Motivar pessoas.
Conforme Herzberg citado por Davis e Newstrom (2001, p.45), “Motivação implica fazer aquilo que é muito significativo para mim”. Uma das áreas de pesquisa mais complexa é o estudo do comportamento humano, seja dentro ou fora das organizações. Entre as variáveis causais mais importantes do comportamento, destaca-se o nível de motivação das pessoas.
Abraham Maslow, psicólogo americano, foi o