tcc motivacao organizacional
Autor: Eliomar Jesus do Nascimento
Objetivo Geral:
Analisar a importância que a motivação exerce dentro das empresas e em seus colaboradores.
Conclusões:
A contribuição que se espera é que os dirigentes organizacionais cuidem dos fatores de satisfação, ligados ao trabalho, com o máximo de cuidado, não se esquecendo de que esse deve ter, antes de mais nada, um significado para aquele que o realiza. Uma vez entendidas as verdadeiras relações entre motivação, satisfação e comportamento, já terá sido dado o primeiro passo em prol da eficácia administrativa e organizacional.
Esta parte em amarelo será utilizada no futuro, ao final do artigo.
1 INTRODUÇÃO
No mundo globalizado, o diferencial serão as pessoas que compõem o organismo das organizações, indivíduos com capacidade de comunicação, espírito de equipe, liderança, percepção da relação custo-benefício e foco em resultados.
Tendo em vista a luta que as empresas estão vivenciando para se manterem ativas, neste ambiente competitivo, é notória a necessidade de se buscar novos métodos para criar um ambiente de trabalho motivado. As pessoas formam a base das organizações. Deste modo, elas se mantêm ou fracassam de acordo com o desempenho que as pessoas exercem.
O motivo da escolha da pesquisa sobre Motivação Organizacional se deu por questões de afinidade com o tema, visando a associar teoria e prática estudadas, buscando somar não só conhecimentosm mas experiência no campo.
Buscar-se- á, ainda, apresentar elementos importantes que possibilitem o entendimento da dinâmica da administração, visando à compreensão da proposta de uma análise da evolução administrativa da área de recursos humanos e à reflexão da atuação e participação do administrador nessa “metodologia”.
Na visão de Robbins (2005, p. 152), “a motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa em relação ao alcance de uma