terceirizacao
CURSO: GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
ALEXANDRE ARAÚJO/ ANA RAQUEL MONTEIRO/CLEIA BRITO/ LEILIANE SILVA/ LEOPOLDINA MAGALHÃES
TERCEIRIZAÇÃO
Fortaleza / CE
2014
Introdução
O presente trabalho mostrar a importância da terceirização da empresa e suas principais atividades no ramo de segurança privada. A servnac surgiu em 1987 e tinha como objetivo principal a terceirização de mão-de-obra para os condomínios. Apenas em cinco anos se tornou um sucesso o Ministério da Justiça autorizou para trabalhar também com Vigilância Armada e Desarmada e, dois anos depois com Vigilância Eletrônica.
Hoje ela oferece para as empresas uma variedade de serviços na área de terceirização de mão-de-obra e de equipamentos eletrônicos, mantém contratos com empresas privadas e com diversos órgãos governamentais, no âmbito Municipal, Estadual e Federal. A eficiência dos seus serviços é reconhecida pelas repetidas recontratações realizadas a sociedade no cumprimento dos contratos marca a postura da empresa e dos diretores.
Desenvolvimento
A terceirização é o fenômeno pelo qual uma empresa contrata um trabalhador para prestar seus serviços a uma segunda empresa. A outra, por sua vez, se beneficia da mão-de-obra, mas não cria vínculo de emprego com o trabalhador, pois a empresa-contratante é colocada entre ambos. Ela é aplicada por empresas que buscam reduzir custos com mão-de-obra, ou que precisam de um determinado serviço que não seja do seu ramo. Embora a terceirização seja uma forma sofisticada de contratar, ela não pode servir de instrumento à exclusão social, pois o mau uso desta forma cria injustiça e discriminação e, no final das contas, freia o desenvolvimento econômico. Assim, o desafio está em equilibrar esta relação, seja com ajustes proporcionais para os contratos desta espécie, seja pelo patrocínio de ações judiciais que busquem reparar prejuízos ao trabalhador.
O processo de terceirização deve levar em conta diversos fatores de