Terceiriza o
A lei da terceirização propõe a possibilidade de uma empresa prestadora de serviços, ser contratada por outra empresa para realizar atividades determinadas e específicas.
Essa contratação implica em terceirizar tanto atividades – fins que são as atividades principais de uma empresa, ou seja, sua razão de ser, existir, como por exemplo uma empresa de confecção de roupas que tem como atividades- fins a costura das roupas ,atividades-meios são as atividades acessórias da empresa, como empresas contratadas para fazer serviços de limpeza, computação, dentre outros, sendo que a empresa contratante não mantém vinculo algum com o empregado, quem responderá por danos ao empregado será a empresa terceirizada, a empresa contratante terá como função somente fiscalizar a empresa terceirizada se a mesma está cumprindo ou não com os deveres trabalhistas.
Para as empresas contratantes será muito benéfico, visto que ela não mais lidará com assuntos trabalhistas e até mesmo reduzirá seus gastos com empregados, o qual passará para a responsabilidade da empresa terceirizada. Já para o empregado será um verdadeiro descaso com eles, pois aumentará sua jornada de trabalho, diminuirá seus salários e ainda não terão segurança alguma com relação a manter seus empregos, pois o nível de rotatividade nas empresas terceirizadas é grande. Além disso, pesquisas mostram o risco de vida que os empregados terceirizados correm, pois dentre dez acidentes fatais ocorridos na área de trabalho oito ocorrem entre empregados terceirizados.
A lei da terceirização é uma verdadeira vitória adquirida pelo setor empregador, já para os trabalhadores empregados trata-se de um retrocesso para com seus esforços de se qualificar para trabalhar e ser bem remunerado pelo seu trabalho. Agora esses mesmos trabalhadores que recebiam até uma remuneração que dava para se manterem juntamente com suas famílias, precisarão se preocupar em trabalhar mais horas pra ganhar menos e ainda correndo risco de perder