Rea De Integra O Modulo 4
Modulo 4
Daniela Geada
12ºL nº6
A construção da
Democracia
Tema 1
Modelos de organização politica Das tribos á democracia
Modelos de organização politica:
Das tribos á democracia
O homem onde quer que esteja, mesmo nos tempos mais remotos, surge sempre em estado de convivência e de associação com os outros.
Aristóteles foi o primeiro a defender a ideia do “impulso associativo natural” do homem.
De acordo com a sua ideia, é a capacidade de organização que permite afirmar que o “homem é um animal político” e nao apenas social.
O desenvolvimento da sociedade leva a que o homem abandone o seu abrigo natural e construa habitações. Daí surgem comunidades que se dividem em:
1. CLÃ: grupo de indivíduos unidos por parentesco e linhagem. Possuíam um chefe que supervisionava a caça e a pesca, exercia funções de comandantechefe, administrava o património da comunidade e era responsável pelos ritos religiosos. 2. GENS: associações de clãs, sob uma autoridade comum.
3. FRATRIA: agrupamento de gens.
4. TRIBO: agrupamento de várias fratrias (o poder era dividido num conselho, numa assembleia do povo e por último, um chefe militar).
Caracterização da Pólis Grega
A pólis grega compreendia uma área urbana – onde se concentrava o centro comercial e manufactureiro – e rural – onde as populações se dedicavam às atividades agrícolas e pastoris. A estratificação social da pólis grega era feita da seguinte maneira:
Com direitos políticos: CIDADÃOS (10% da população) – homens com mais de
18 anos, filho de pai e mãe atenienses; únicos que participam na vida política.
Faziam parte deste grupo a Assembleia de cidadãos, a Bule, e os tribunais.
Sem direitos políticos: METECOS (estrangeiros residentes em Atenas, geralmente eram comerciantes ou artesãos) E ESCRAVOS (utilizados como mão-de-obra para os trabalhos pesados).
Democracia Grega
No século VI a.C., Clístenes propõe uma nova organizaçã política, que se rege pela regra de que todos os cidadãos são iguais