Terceira Inf Ncia
Bruna E. Maeoka e Simone Zattar
RESUMO
As relações sociais permeiam a vida humana. O artigo discute o tema terceira infância, procurando identificar os aspectos referentes ao desenvolvimento psicossocial nesta fase, relacionados a família, amigos e ao autoconceito, mais especificamente sobre o salto de qualidade nas construções sociais da criança, o qual mostra-se como relevante na formação de sua identidade. Nosso olhar volta-se a esta fase considerando que durante a mesma a criança aprende a conhecer a si e ao outro estabelecendo padrões de comportamento duradouros.
Palavras-chave: Psicologia, relações sociais, terceira infância.
INTRODUÇÃO
A fase da terceira infância usualmente tem seu período cronológico compreendido dos 6 até por volta dos 12 anos. Podem-se observar duas marcas, por assim dizer, quanto ao seu início e término. Por volta dos 6/7 anos a criança inicia sua vida escolar e aos 11/12 anos, visualiza-se a ‘passagem’ para a pré-adolescência.
Nesta fase os interesses mentais se socializam denotando uma diminuição no egocentrismo (característico da fase anterior), amplia-se o desenvolvimento da memória e a utilização da linguagem especialmente no tocante ao simbólico.
Pode ser observada neste período a relevância de aspectos sociais – os amigos assumem uma maior importância, que acontece também o desenvolvimento da auto-imagem e a relação com a auto-estima.
Na terceira infância, ocorre o desenvolvimento do autoconceito e acontecem diversas transformações nas relações da criança com o outro. As mudanças deste período dos 6 aos 12 anos deixam marcas importantes para o resto da vida da pessoa, principalmente no campo dos relacionamentos.
Família:
Neste período a criança ainda tem nos pais uma grande base de apoio e influência, apesar da importância dos companheiros aumentarem consideravelmente. Como a família ainda é a parte mais importante do mundo na criança