Projetos De Ilumina O
Conforto, funcionalidade, estética, eficiência, segurança e custos, são elementos fundamentais na execução de um projeto de iluminação. Quando se ilumina um ambiente de maneira incorreta é fácil prever que as pessoas dentro dele não irão desempenhar suas tarefas conforme as expectativas. Tipos de lâmpadas encontradas no mercado e alguns exemplos:
1) Incandescentes: são as lâmpadas mais usadas na iluminação residencial. Emitem luz a partir de um filamento incandescente. Têm uma eficiência luminosa muito baixa, da ordem de 12 lumen/W. Seu custo é baixo, mas sua vida útil também, cerca de 1.000h.Em ambientes amplos, freqüentados por muitas pessoas, seu uso deve ser pensado com cuidado, pois além de desperdiçar energia na iluminação, podem estar colaborando para elevar a carga térmica, acarretando mais gastos ainda com ar condicionado. As lâmpadas incandescentes podem ser adaptadas a um dimmer e têm uma ótima reprodução das cores, sendo indicadas na exposição de produtos como alimentos e tecidos.
2) Fluorescentes: um gás ionizado emite radiação ultravioleta que, incidindo sobre uma camada fluorescente na superfície dos tubos de vidro, transforma-se em luz visível. Utilizadas comumente em empresas, exigem uma instalação especial com reatores. Têm vida útil (cerca de 7.500h) e custos maiores que as incandescentes. Todavia, sua eficiência luminosa é cinco vezes maior que a das incandescentes: superam os 70 lumen/W. Têm uma cor fria, com reprodução de cores que deixa a desejar.
3) Halógenas: com 25% a 40% de redução no consumo em relação às incandescentes, também permitem uma