Disputa Entre Igreja E Estado Na Modernidade 1
DISPUTA ENTRE IGREJA E ESTADO NA MODERNIDADE:
Breve Histórico dos acontecimentos marcantes
Douradina
2014
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
DISPUTA ENTRE IGREJA E ESTADO NA MODERNIDADE:
Breve Histórico dos acontecimentos marcantes
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].
Prof.
Douradina
2014
INTRODUÇÃO
Muitas pessoas hoje, aceitam com naturalidade que a religião é uma questão individual que não diz respeito ao governo e aos governantes, não imaginam o quanto este conceito é recente na longa história da humanidade.
Sempre que falamos em modernidade, precisamos esclarecer de qual modernidade vamos tratar, uma vez que esta palavra já foi utilizada para indicar diversas concepções de tempo histórico e de compreensão da realidade, e ainda hoje possui diferentes acepções.
O fortalecimento de um poder central acima dos dirigentes católicos regionais é um princípio que foi sendo moldado ao longo do último milênio através de diversas manobras políticos-religiosas levadas a efeito não somente pelo papado, como por governantes civis de regiões onde o catolicismo representava um importante elemento unificador da sociedade.
Com a separação entre a razão e a fé, há também a separação entre a Igreja e o Estado, considera-se esta a grande herança que separa Política de Religião. O fortalecimento de um poder central acima dos dirigentes católicos regionais é um princípio que foi sendo moldado ao longo do último milênio através de diversas manobras políticas-religiosas levadas a efeito não somente peço papado, como por governantes civis de regiões onde o catolicismo representava um importante elemento unificador da sociedade.
DESENVOLVIMENTO
A romanização do catolicismo brasileiro ocorreu