Teratologia
Nilza Cristina Buttow UEM/DCM
Definições
Malformações ou anomalias congênitas: são alterações ou defeitos estruturais ou funcionais presentes no momento do nascimento e originadas de uma falha na formação de um ou mais constituintes do corpo durante o desenvolvimento embrionário Congênitos refere-se às características adquiridas antes do desenvolvimento embrionário, tais características podem ou não ser hereditárias.
Definições
Teratologia consiste no estudo das mal formações congênitas, ou seja, das anomalias de desenvolvimento que provocam alterações morfológicas presentes ao nascimento. Estas podem variar da formação defeituosa de um ou mais órgãos até a completa ausência do órgão.
Vemos aqui uma criança que, durante a organogênese, desenvolveu um segundo feto em seu abdômen. Esse fenômeno é decorrente de agentes teratogênicos.
Feto diencéfalo, ou seja, com dois encéfalos. Devido ao nascimento de aberrações como esta é que surgiu a disciplina Teratologia (teratos = monstro; logia = estudo).
Período crítico do desenvolvimento (semanas)
Desenvolvimento embrionário e fetal podem ser afetados por:
Fatores externos
Fatores internos
Agentes Físicos
Agentes Infecciosos
Agentes Químicos
Alterações Genéticas Alterações Cromossômicas
Radiações
Vírus
Drogas
Calor
Bactérias
Compostos Químicos Ambientais
Desnutrição
Protozoários
Fatores Genéticos
a) fatores gênicos: envolvem a herança dos genes que causam a anomalia. Um exemplo de malformação oriunda desse fator é a polidactilia (o indivíduo apresenta mais de cinco dedos, principalmente nas mãos). b) fatores cromossômicos: abordam as aberrações cromossômicas representadas pelo número anormal de cromossomos. Um exemplo seria a Síndrome de Down.
Síndrome de Turner 45,X
Síndrome de Down (trissomia do 21)
Trissomia do 18, retardo do crescimento, mão cerrada, esterno curto e pelve estreita
Trissomia do