teratologia
APRESENTAÇÃO
SIGNIFICADOS
Teratologia – é a especialidade médica que se dedica ao estudo das anomalias e malformações ligadas a uma perturbação do desenvolvimento embrionário ou fetal.
Teratogênese - também chamada de teratogenia se refere à formação e desenvolvimento no útero de anomalias que levam a malformações é estudada pela Teratologia.
DOENÇAS CONGÊNITAS
São aquelas adquiridas antes do nascimento ou até mesmo depois do mesmo, no primeiro mês de vida, seja qual for a sua causa. Dentre essas doenças, aquelas caracterizadas por deformações estruturais são denominadas anormalidades.
TRANSMISSÃO DE UMA DOENÇA CONGÊNITA
O corpo humano se desenvolve a partir de uma única célula. Esta célula é formada pela união do espermatozóide do pai com o óvulo da mãe. Cada um destes possui um núcleo com 23 pares de cromossomos, que se juntam e dão origem aos 23 pares de cromossomos que contem todas as informações necessárias para a formação de uma pessoa, como tipo de cabelo, cor dos olhos, etc.
Cada cromossomos é formado por um conjunto de genes . SE apenas um desses genes apresentar alguma alteração, também representará uma alteração na criança que está sendo gerada.
DISTÚRBIOS GÉNETICOS
Alterações genéticas, como anormalidades cromossômicas;
Alterações ambientais, como drogas, vírus ou outros fatores prejudiciais ( como raio X);
História clínica familiar;
Casamentos entre parentes.
DETECÇÃO DE UM PORTADOR
Um portador é um indivíduo que possui um gene recessivo de um determinado traço mas que não o apresenta. Exames podem ser utilizados para detectar se os membros de um casal são portadores de determinados distúrbios. Os problemas podem ocorrer em uma criança cuja mãe ou pai é portador de um gene recessivo da mesma doença. Embora nenhum dos pais a apresentem, o filho que recebe o gene recessivo de cada um de seus genitores apresentará a doença.
Doenças ocasionadas por fatores genéticos
DOENÇA MAIS COHECIDAS
Síndrome de Down –