Teratologia
TERATOLOGIA ASSOCIADA À BACTÉRIA.
SALVADOR/BA
MAIO 2013
FACULDADE REGIONAL DA BAHIA
BIANCA FROTA
DANIEL MACIEL
JOICE DE JESUS
LERIANE VIEIRA
MILENA ALMEIDA
RAÍSSA VIANA
TERATOLOGIA ASSOCIADA À BACTÉRIA.
Pesquisa elaborada junto ao seminário em grupo, Curso Biomedicina, Matéria Embriologia do 2º Semestre, orientado pelo Professor Alex Torres.
SALVADOR/BA
MAIO 2013
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo abordar uma área da medicina responsável por estudar as causas, mecanismos e padrões das anomalias congênitas, que é dado o termo de Teratologia e que iremos fazer uma associação da mesma à bactéria.
Os responsáveis por causar anomalias congênitas são chamados de agentes teratogênicos. Que pode ser qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, enquanto estiveram presentes na vida embrionária ou fetal, é capaz de causar alterações na estrutura ou função do concepto. Mas nem toda a variação presente no desenvolvimento é considerada uma anomalia.
Os fatores que levam às anomalias congênitas são de dois tipos: fatores genéticos e fatores ambientais. Os fatores genéticos são aqueles passados dos genitores para os seus descendentes e são chamados de hereditários e os fatores ambientais compreendem vírus, drogas, parasitas, radiações e bactérias, que é o tema que será abordado no atual trabalho. Sendo assim explanando alguns tipos de teratologia causada pelas doenças Sífilis Congênita e Vaginose Bacterniana como exemplos.
2. TERATOGENIA E SEUS CONTEITOS
Teratologia é a ciência que busca agentes biológicos e causas do desenvolvimento anormal e defeitos de nascimento. Um teratógeno é qualquer agente, incluindo fatores ambientais e gênicos. A palavra “terato” vem da