Terapia genética
Aplicações da terapia gênica:
Doenças monogênicas
Câncer
Doença de Parkinson
Terapia gênica e biotecnologia no Brasil
Consistente com a incipiente presença da pesquisa em terapia gênica, é reduzido o interesse do setor privado nessa área no país. Recentemente, no entanto, foi instalada uma empresa sediada na Fundação Parque de Alta Tecno-logia de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, que, entre outros serviços de natureza biotecnológica, está começando a oferecer suporte para ensaios de terapia gênica no país.
O vetor para o ensaio clínico de revascularização miocárdica, iniciado em Porto Alegre, foi produzido por essa empresa de serviços, um evento pioneiro no país e prenúncio de novas parcerias entre o setor privado e instituições acadêmicas nessa área de investigação científica.
Por sua vez, a consciência do papel crucial dos mecanismos de proteção à propriedade intelectual nessa área vem criando hábitos em pesquisadores antes desacostumados com a preocupação em patentear produtos e processos de interesse biotecnológico. Assim, a atuação da Rede de Terapia Gênica também estimulou o primeiro depósito internacional de patente em terapia gênica sensu stricto efetuado por uma instituição brasileira, consequente à pesquisa no laboratório do autor (World Intellectual Property Organization – WO2009/121157 –