Terapia familiar
DISCIPLINA: Psicologia familiar
A família vista como adversário. Terapia influente do séc. XX: Freud e Rogers. Problemas psicológico surgem de interações não sadias com outras pessoas. Tratamento privado entre terapeuta e paciente. Transferência e as relações familiares
TERAPIA INDIVIDUALX TERAPIA FAMILIAR Importância da vida familiar na formação da personalidade
Interiorização das influências (Dinâmica intrapsíquica)
força dominante localizada na família
Compreensão do comportamento humano
TERAPIA INDIVIDUAL – indicação: necessidade de mudar algo em si mesmo, ambiente social estável. TERAPIA FAMILIAR – indicação: problemas com filhos, casamento, outros relacionamentos íntimos, transição familiar.
Provoca mudança em toda família. Cada membro modificado continua provocando mudanças nos outros. Problemas tratados em sua fonte. Caso: pai ri discretamente quando fala da rebeldia do filho.
MAS O QUE É FAMILIA?
É um sistema, um todo orgânico cujas partes funcionam de uma maneira que transcende suas características separadas. Os eventos são estudados dentro do contexto do qual ocorrem e a atenção é focalizada nas conexões e relações mais no que nas características individuais.
“O todo é considerado maior do que a soma de suas partes; cada parte só pode ser entendida no contexto do todo; uma mudança em qualquer uma das partes afeta todas as outras partes e o todo se regula através de correntes de feedback classificados como circuitos cibernéticos.”
PENSAMENTO SISTÊMICO
Cap. 2 EVOLUÇÃO DA TERAPIA FAMILIAR
Hospícios Década de 50 – influencia da família no curso do tratamento. A melhora do paciente remetia a piora de algum membro familiar. Casos: Don Jackon (1945) - depressão - frigidez Ponto essencial: a mudança em uma pessoa muda o sistema.
Caso: Queixa: o marido reclama que a mulher não o deixa fazer nada com os amigos.
QUAL