Atualidades enem
Tempo seco e baixa umidade do ar são aliados dos produtores.
Trabalho está terminando nas lavouras do estado.
Os produtores de café de Minas Gerais[->0] estão terminando a colheita dos grãos. O tempo seco e a baixa umidade do ar são aliados dos produtores nesta fase de trabalho na lavoura.
O cafeicultor Osvaldo Henrique Ribeiro, que tem uma lavoura de 120 hectares de café no município de Varginha, deve colher tres mil sacas. “A colheita aqui está em 70%. Ainda tem 30% para colher”, diz
A estiagem tem favorecido os produtores na reta final de colheita. Sem chuva, o café colhido vai para o terreiro, onde é deixado por cerca de dois ou três dias. Como o grão está praticamente seco, o processo é acelerado.
O sul de Minas Gerais passa por um momento de seca. Na região são registrados mais de 40 dias sem chuva. Mas por causa da chuva de junho as lavouras ainda não sentiram os efeitos da estiagem.
Rebanho de bovinos do país cresceu menos em 2011, mostra IBGE
Alta foi de 1,6%; Brasil tem segundo maior rebanho do mundo.
Produção de leite tem baixa eficiência, aponta instituto.
A população brasileira de bovinos alcançou 212,8 milhões de cabeças em 2011, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um crescimento de 1,6% em relação a 2010, quando havia 209,5 milhões de animais. A alta, no entanto, ficou abaixo da registrada no ano anterior, de 2,1% em relação a 2009.
Segundo o IBGE, o rebanho brasileiro é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para a Índia – onde os bovinos não são comerciais. Na produção de carne bovina, no entanto, o Brasil perde para os Estados Unidos, “o que evidencia a eficiência produtiva daquele país neste setor”, diz o instituto na pesquisa. A produção per capita de carcaça bovina brasileira ficou em torno de 35 kg/habitante/ano.
Entre os estados, Mato Grosso tem o maior rebanho bovino do país,