Teorico
Material teórico
Introdução às análises espaciais dos aspectos sócio-econômicos e ambientais
Responsável pelo Conteúdo:
Prof. Ms. Marcello Alves
Introdução às análises espaciais dos aspectos sócio-econômicos e ambientais
Nesta unidade, vamos tratar de instrumentos elaborados no intuito de minimizar um tema que se apresentou bastante presente nas discussões anteriores, a exclusão social. Este tema vem criando formas espaciais que afetam a dinâmica monetária de diversos lugares, pois comprometem o desenvolvimento estrutural local e regional e consequentemente os investimentos privados.
Porém, com base nas leituras anteriores vamos procurar não analisar os problemas sociais, econômicos, ambientais culturais ou históricos separadamente. Mas, sim como problemas que atinge a população como um
“todo”, onde as medidas de minimização e correção dos problemas partem de ferramentas e leis instituídas e criadas para nos auxiliar neste processo de decisão que é sem duvida um desafio.
Atenção
Para um bom aproveitamento do curso, leia o material teórico atentamente antes de realizar as atividades. É importante também respeitar os prazos estabelecidos no cronograma.
Contextualização
Com base nas informações obtidas analisem as dificuldades de se administrar o espaço urbano diante de tamanhas desigualdades sociais e carências de informações espaciais.
A Constituição Federal determina que o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana é o Plano Diretor. Bem como que todo município com mais de 20 mil habitantes deva ter seu plano instituído. Na sua opinião porquê isso não acontece?
Como a carência efetiva de instrumentos de planejamento pode comprometer ou mesmo dificultar as atividades dos Arquitetos e
Administradores em suas atividades cotidianas?
Caso a não efetivação destes instrumentos permita, segundo sua opinião, um melhor desenvolvimento de suas atividades. Explique como isto é possível?
Como as Geotecnologias