Teoricas
2.1. INTRODUÇÃO
Este capítulo tem por objetivo analisar as contribuições teóricas que serão utilizadas para a estruturação deste estudo. Neste sentido, ele está dividido em seis seções. Esta primeira seção relaciona o ordenamento do capítulo, encadeando os assuntos selecionados de acordo com o eixo que rege a pesquisa.
A segunda seção analisa as questões referentes à transferência de tecnologia. Inicialmente são apresentados e discutidos alguns conceitos que podem assumir os termos tecnologia e inovação tecnológica, bem como a importância destas para as empresas no contexto atual. Em seguida discorre-se sobre o processo de transferência de tecnologia entre os países desenvolvidos e os novos países industrializados, destacando alguns problemas observados, a partir de desajustes de adaptação da tecnologia ao contexto do país importador. Um caminho de análise e busca de solução para estas questões é a utilização da Ergonomia, ampliado pela Antropotecnologia.
A terceira seção apresenta a Ergonomia, analisando algumas definições, suas principais características e os pressupostos básicos de ação, através das etapas da Análise Ergonômica do Trabalho. Como os processo que envolvem transferência de tecnologia são, geralmente, concebidos como projetos industriais, são feitas algumas colocações sobre a importância da intervenção ergonômica quando do desenvolvimento e implantação desses. A parte final desta seção apresenta, ainda, argumentações consideradas importantes acerca da relação entre a ergonomia e a inovação tecnológica.
A quarta seção compila as informações e discussão sobre Antropotecnologia. Assim, a apresentação começa com enfoques sobre a origem do termo e sua definição, bem como sobre as ilhas antropotecnológicas. Para melhor situar esta abordagem, alguns exemplos de estudos antropotecnológicos e seus principais resultados são apresentados. A partir destes estudos discorre-se, então, sobre uma classificação sugerida para