Teorias
Evolução do Pensamento Administrativo
Abordagem Contingencial
TEORIA DA CONTINGÊNCIA
“ENTENDE-SE POR CONTINGÊNCIA UM CONJUNTO DE CONHECIMENTOS, DERIVADOS DE DIVERSOS EMPREENDIMENTOS DE PESQUISA DE CAMPO QUE PROCURAM DELIMITAR A VALIDADE DOS PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO A SITUAÇÕES ESPECÍFICAS.”
Fernando C.P. Motta
NÃO HÁ NADA DE ABSOLUTO NAS ORGANIZAÇÕES, OU NA TEORIA ADMINISTRATIVA, TUDO É RELATIVO.
Abordagem Contingencial
ORIGENS DA TEORIA CONTINGENCIAL
• Anos 70: profusão de pesquisas projetavam estruturas organizacionais e ações gerenciais para situações específicas. • É um desenvolvimento: da teoria de sistemas; • A estrutura mais apropriada: é dependente das contingências da situação para cada organização individual. • Fatores situacionais: poder e controle, características dos membros de organizações (habilidades, experiências, necessidades e motivações) • A abordagem contingencial: pode ser vista por relações SE – ENTÃO • Grande impacto: sobre teorias organizacionais contemporâneas • Contribuição: identificação das variáveis de influenciam projeto geral das organizações (tecnologia, tamanho e natureza do ambiente)
Abordagem Contingencial
Origens e Ênfase
Surgiu como resultado de uma série de pesquisas que estudaram a relação da Empresa com e dentro do seu ambiente. Contingência quer dizer alguma coisa incerta ou eventual, que pode ou não acontecer.
Abordagem Contingencial
Ênfase na teoria da Contingência
Cada teoria administrativa aborda com ênfase alguns aspectos da administração (tarefas operacionais, organizacionais, as pessoas …)
– Para a abordagem contingencial são as características ambientais e tecnológicas que condicionam as características organizacionais.
Abordagem Contingencial
Ênfase na teoria da Contingência
A Ênfase no Ambiente
Tudo o que envolve externamente uma organização, é o contexto dentro do qual esta organização está inserida.
O geral envolve os contextos