teorias
DAFINI SOUZA JULIAN SILVA
MIRIÃ MARTINS
É na magia do brincar que a criança desenvolve a auto – estima, a imaginação, a confiança, o controle, a criatividade, a senso – percepção, a cooperação e o relacionamento interpessoal. A criança aprende melhor brincando. Ao brincar, a criança percebe-se com um “ser” no mundo numa relação entre o que é pessoal (interior) e o que é do grupo (realidade externa). Portanto, o brinquedo é uma atividade lúdica que permite o ingresso no mundo da imaginação e no mundo das regras.
TROCA-TROCA: as crianças deverão deslocar-se para o espaço onde há fantasias, meninos para roupas femininas e meninas para roupas masculinas. O grupo será separado em equipes, onde deverão vestir-se ao som da música, quando parar acaba o tempo. Após todos dançarão juntos.
Objetivo: desenvolver o espírito de coleguismo, trabalhar o corpo, percepção visual e auditiva, semelhança e diferença (masculino e feminino), cores, noção de tempo e espaço.
Escuro: todas as fantasias serão dispostas dentro de uma cabana no escuro, onde deverão vestir-se. Entrará um amigo de cada vez e deverá vestir uma camiseta, um sapato e um adereço (chapéu, máscara, colar, gravata, tiara). Será estimulado um tempo para cada criança.
Objetivo: trabalhar segurança, auto-estima, desinibição, agilidade corporal (deslocamento), noção espacial, percepção tátil, coordenação, audição e rapidez.
INTERPRETAÇÂO: cada criança deverá escolher uma fantasia, após todos juntos deverão brincar e criar um diálogo com um colega, onde sua imaginação prevaleça.
Objetivo: desenvolver o espírito de coleguismo e solidariedade respeitando as escolhas individuais, oralidade, audição, criatividade e imaginação, esquema corporal amplo.