geraçao de computadores
As gerações dos computadores podem ser divididas em cinco, a partir de 1940, quando começa a primeira geração , onde computadores são do tamanho de salas inteiras, e vem evoluindo até os dias de hoje para microcomputadores, presentes em empresas, nas escolas, e na maioria das casas.
Primeira geração (1940 - 1952):
Geração marcada pelo uso das válvulas, que era uma espécie de tubo de vidro, semelhante a uma lâmpada, que tinha por objetivo controlar o fluxo de elétrons. Mark I: os avanços das tecnologias chamaram atenção dos militares, que investiram alto em pesquisas e projetos, que começaram a trazer resultados durante a Segunda Guerra Mundial. Em meados de 1941, inicia- se a construção de uma maquina com princípios de funcionamento de dispositivos eletromecânicos conhecidos como relês, seu nome era Mark I, desenvolvido na Universidade de Harvard, com ajuda financeira da IBM. Com 15 metros de profundidade e 2,5 metros de altura, envolvido por vidro e aço inoxidável brilhante. Não obteve sucesso, emitia um intenso ruído.
Colossus: Em 1943 foi desenvolvido o computador colossus, que invés de relês eletromecânico usava aproximadamente 2.000 válvulas, que era o novo invento da época, o colossus era capaz de processar até 25.000 caracteres por segundo.
ENIAC: o primeiro computador digital eletrônico em grande escala, usado principalmente para decifrar códigos de inimigos e fazer cálculos balísticos. Era totalmente eletrônico, possuía mais de 17 mil válvulas, que eram grandes, lentas, caras e queimavam com facilidade, que eram ligadas por aproximadamente 300 km de fios, necessitava de no mínimo cinco operadores, pesava cerca de 30 toneladas e media aproximadamente 180 metros quadrados e 9 metros de atura, e possuía um grande potencial para cálculos. Apesar de uma maquina poderosa para época, foi desativada em 2 de outubro de 1955.
EDVAC: sucessor do ENIAC possuía capacidade de armazenamento de dados e programas. Os dados eram armazenados