Geração dos computadores
| |
Conteúdo
1. Primeira Geração - Válvulas e Painéis 3
2. Segunda Geração - Transistores 4
3. Terceira Geração - CI's e Multiprogramação 5 MULTIPROGRAMAÇÃO / SPOOL / TIME-SHARING 5
4. Quarta Geração - CI's e Multiprogramação 6
5. Conclusão 8
Primeira Geração - Válvulas e Painéis
Os computadores de primeira geração (1945-1959) usavam válvulas eletrônicas, quilômetros de fios, eram lentos, enormes e esquentavam muito.
Nesta época, um único grupo de pessoas era responsável pelo projeto, construção, programação, operação e manutenção de cada máquina. Toda a programação era feita em código absoluto, muitas vezes através da fiação para controlar as funções básicas da máquina.
O conceito de linguagem de programação ainda não existia. Os sistemas operacionais também não. O acesso ao computador por parte do usuário era feito através da reserva antecipada de tempo de máquina. Ao chegar sua vez de usar o computador, o usuário fazia sua própria programação nos painéis da máquina.
[pic] [ENIAC]
Ao chegar sua vez de usar o computador, o usuário fazia sua própria programação nos painéis da máquina e passava a torcer para que nenhuma das 20.000 válvulas do computador viesse a queimar enquanto ele estivesse trabalhando.
Nessa época os programas processados pelos computadores eram constituídos essencialmente por cálculos numéricos repetitivos, como por exemplo, a geração de tabelas de funções trigonométricas. No início dos anos 50, houve uma melhora no uso de tais máquinas com o advento do cartão perfurado que tornou possível a codificação de programas em cartões e sua leitura pela máquina, dispensando a programação através de painéis.
Segunda Geração - Transistores
A segunda geração (1959-1964) substituiu as válvulas eletrônicas por transistores e os