4ª Geração dos computadores
HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DA COMPUTAÇÃO - COMPONENTES ELETRÔNICOS
4ª GERAÇÃO - COMPUTADORES QUE UTILIZAM VLSI
MONTES CLAROS
2013
INTRODUÇÃO
É improvável imaginar o atual cenário da tecnologia sem a sua dinâmica e compacidade, assim como é difícil imaginar a evolução dos computadores sem os já tradicionais micro-elementos que o compõe.
O Surgimento da VSLI – Very Large Scale Intergration (integração em escala muito grande) é o nosso objeto de estudo neste trabalho, bem como a importância desta para toda a revolução tecnológica iniciada na década de oitenta e até hoje vista nas mais diversas aplicações.
Este estudo nos permite conhecer melhor como foi possível inserir em um único chip até milhões de transistores e assim compreender o atual cenário em que se destaca a era da mobilidade, dos computadores cada vez mais velozes e da popularização do computador, deixando de ser apenas uma ferramenta de acesso restrito e de proporções gigantescas, para peças fundamentais, comuns da vida cotidiana.
O INÍCIO DO MICROCOMPUTADOR
Entre 1970 a 1981, vários projetos de aperfeiçoamento permitiram à tecnologia já existente uma otimização da maquina e dos processos para os problemas do usuário, como: maior miniaturização, desempenho, confiabilidade e velocidade.
Na década de 1980 houve a explosão da tecnologia VLSI (Very Large Scale Integration), que permitia que milhões de transistores pudessem ser encapsulados em um único chip, desta maneira foram ampliados a família dos microprocessadores que são dispositivos eletrônicos encapsulados em um chip que possui uma unidade de controle interna, uma unidade lógico-aritmética com uma memória interna que engloba as funcionalidades do computador.
O primeiro microprocessador surgiu em 1971, foi desenvolvido originalmente por empresas japonesas de calculadora, era processador de 4 bits, Já em