4ª Geração de Computadores
A Quarta Geração de Computadores
Mogi Mirim 25 de setembro de 2014
A QUARTA GERAÇÃO DE COMPUTADORES 1971 – 1990
A quarta geração de computadores, foi marcada pelo surgimento dos Microprocessadores - dispositivos eletrônicos encapsulados num chip possuindo uma unidade de controle, uma unidade lógica aritmética e uma memória interna.
Com essa nova tecnologia foi possível reduzir o tamanho dos computadores e o tornou ainda mais rápido, com menor consumo de energia e dotado de memórias cada vez maiores.
Com custos reduzidos, se tornaram populares para uso doméstico, surgindo assim os computadores pessoais (PC) no ano de 1979.
A 4º geração também foi marcada pela invenção da teleinformática, transmissão de dados entre computadores por meio de uma rede, e pelo surgimento das linguagens de alto nível.
Os microcomputadores, eram mais rápidos possibilitando a execução de várias tarefas ao mesmo tempo.
Enfim... chegamos aos computadores que grande parte dos usuários utiliza até hoje. Os computadores da quarta geração foram os primeiros a serem chamados de “microcomputadores” ou “micros”. Esse nome se deve ao fato de eles pesarem menos de 20 kg, o que torna o armazenamento deles muito facilitado.
Era usada nessa época as linguagens PROLOG, FP, UNIX e o surgimento da linguagem C.
Microprocessadores - 1971
Com a diminuição dos circuitos integrados, a indústria consegue condensar milhares deles numa única peça, lançando o primeiro microprocessador, o Intel 4004.
Criado para compor uma calculadora
Primeiro microprocessador (de 4 bits)
Circuito integrado com 2250 transistores
O primeiro microchip comercial era um chip bastante primitivo, que processava instruções de 8 bits, transferia os dados através de um barramento de apenas 4 bits e operava a apenas apenas 740 kHz.
O 4004 era tão lento que demorava 10 ciclos para processar cada instrução, ou seja, ele processava apenas 74 mil