teorias
O criacionismo ao contrário do que muitas pessoas pensam é defendido não somente pelos cristãos mais também pelos mulçumanos e outras religiões que crêem que um único Deus criou o céu e a Terra com seus seres vivos, porém há algumas diferenças entre os criacionistas: segundo a pesquisa do professor João Flávio Martinez existem dois tipos de criacionismo, os neocriacionistas e os criacionistas clássicos.
Os neocriacionistas defendem que existiu uma entidade inteligente que contribuiu para a criação dos seres vivos. Tal teoria surgiu nos EUA por volta da década de 20. Os defensores desta idéia tentaram colocá-la para ser ensinada nas escolas, porém, por intervenção dos evolucionistas, esta proposta não entrou em vigor.
Os criacionistas clássicos seguem rigorosamente a idéia de que um Deus criou tudo sozinho em sete dias. Esta idéia atualmente está bastante fraca devido à maior difusão do evolucionismo, porém, segundo uma pesquisa da Gallup divulgada pela folha de São Paulo, 90% dos norte-americanos crêem em um Deus criador.
Como pôde ser notado o criacionismo e o evolucionismo, o qual foi defendido por Charles Darwin que inclusive se formou somente em teologia, divergem em suas teorias sobre a criação dos seres vivos. Quanto à idade da Terra, segundo os criacionistas, ela foi criada por volta de 4004 a.C. e desde então não sofreu nenhuma modificação, nem mesmo os seres nela viventes, eis aí