Teorias Sobre Lideran A Paper
Teoria dos Traços:
A primeira abordagem vê a liderança como resultado de uma combinação de traços, enfatizando especialmente as qualidades pessoais do líder, onde o mesmo deveria possuir certas características de personalidade especiais que seriam facilitadoras no desempenho da liderança.
Nesta teoria são enfatizadas qualidades intrínsecas da pessoa.
Esta teoria permite concluir que os lideres já nascem líderes e, nao são formados por meio de técnicas.
Para Vergara (2003), o líder já nasce líder, ou seja, alguns indivíduos já, eram possuidores de determinadas características, físicas (aparência, estatura, força física,...), intelectuais (autoconfiança, entusiasmo, inteligência elevada,...) traços sociais (cooperação, habilidades administrativas e interpessoais) e traços relacionados com a tarefa (persistência, iniciativa, impulso de realização...).
Esta teoria dos traços predominou até a década de quarenta, passando estas características a serem estudadas dentro de uma perspectiva universalista, como elementos em si mesmos, não importando a situação e demais fatores em meio às ações dos líderes.
Quanto à sua natureza, esses traços não eram considerados como produtos do meio. Dentro desse enfoque teórico são consebidos como características pessoais inatas.
Por um lado, esta abordagem acerca da consistencia da teoria dos traços de personalidade, mostrou que o lider não é mais o mesmo, não agindo da mesma forma, visto que falhou ao identificar as características únicas que os identificariam.
Porém, identificou traços constantemente associados à liderança, que podem proporcionar sucesso por diferenciarem os líderes dos não-líderes, tal como, desejo de liderar, honestidade e integridade, autoconfiança e ambição.
Como alternativa a esta teoria, os estudos de liderança procuraram enfatizar o comportamento do líder perante determinada situação, onde o enfoque da abordagem situacional é o comportamento tal como é observado, e não alguma hipotética