Teorias organizacionais
Já vimos como as teorias sobre as organizações evoluíram, chamando a atenção para a importância das pessoas para o comportamento das organizações.
Sendo assim, uma organização é um organismo vivo que necessita adaptar-se e ajustar-se em permanência ao meio exterior. Temos inúmeros casos de empresas, outrora poderosas, que pura e simplesmente desapareceram ou foram compradas por novos “players”. Assim, tal como nos organismos vivos, uma cultura de complacência e falsa segurança é um perigo para o futuro das organizações.
Nos dias de hoje, a cultura empresarial e os gestores têm que se preparar para a gestão da mudança, liderando os gestores esse projecto disruptivo.
VELHO PARADIGMA NOVO PARADIGMA
.Gestão é a gestão das empresas .Os princípios de gestão devem aplicar-se a todas as organizações (mesmo as sem fins lucrativos)
.Há uma estrutura ideal para a organização. .Observa, desenvolve e testa o modelo de organização que melhor se adapta à sua tarefa.
.Há uma maneira ideal de gerir as pessoas. .As pessoas não se gerem, lideram- se.
.Tecnologias, mercados e consumidores finais .As tecnologias estão a evoluir são definidos à priori e mantêm-se imutáveis. constantemente bem como o rendimento disponível dos consumidores, alteração esta que determinará a política e a estratégia do negócio.
.O âmbito da gestão está claramente .O âmbito da gestão vai ser definido à priori. definido pela operação e condução do negócio.
.O mercado é definido pelas fronteiras .As fronteiras nacionais podem pôr nacionais. restrições, mas não definem o mercado
Liderança e Gestão
Não raramente, Liderança e Gestão são confundidas. Ambas são importantes para uma organização. Cada uma delas inclui um conjunto de qualidades