Qualidade de texto
Professora: na Dorotéia Arantes Medeiros
Aluno: Edson Barros Frazão
Turma: DR1R18
Matrícula: B844DB-1
SUMÁRIO
I - INTRODUÇÃO
II - DESENVOLVIMENTO
CLAREZA OBJETIVIDADE COERENCIA CONCISÃO CONVICÇÃO RELEVÂNCIA COESÃO TEXTUAL
III – CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
QUALIDADES ESSENCIAIS DO TEXTO
INTRODUÇÃO
De um texto literário, espera-se brilho, elegância e originalidade. Nada impede, porém, que textos administrativos também sejam brilhantes, elegantes e originais. Todavia, quando se há de optar, devem prevalecer na redação técnica a clareza, a correção e a simplicidade.
Clareza, correção e simplicidade costumam andar juntas. Parece haver pouco sentido na discussão se o mais importante é a comunicação ou a correção do texto porque texto incorreto, em geral, peca também por falta de clareza e de sobriedade. Leva-se em consideração que o importante é comunicar, mas essa postura deve decorrer do conhecimento da língua, deve-se romper as dificuldades de manejar o idioma e jogar por terra a preguiça do redator. Devemos ter a posição consciente de que redigimos para nos fazer entender. Tanto é importante comunicar como comunicar bem. Na área federal, têm sido observados textos legais e documentos normativos mal redigidos, os quais têm provocado perdas para a comunicação entre as Organizações.
Preocupe-se com o estilo
Em redação, denominamos estilo a maneira de produzir um texto, variando em função dos objetivos a alcançar e das circunstâncias que condicionam a elaboração da mensagem. O caráter informativo e analítico da redação aplicado ao contexto organizacional impõe limites ao redator, exigindo obediência a determinados critérios estilísticos, inerentes à linguagem empregada ao descrever, expor, discutir, interpretar e