Qualidades do Texto
Para elaborar um texto é necessário seguir um conjunto de regras para uma boa estruturação dos elementos e palavras deste, para que o leitor possa discernir as informações de forma clara e coerente. Abaixo, serão apresentadas qualidades que são essenciais para esta formação e estruturação do texto.
Correção Gramatical:
A correção do texto, de acordo com as regras gramaticais é um processo necessário para colocar o texto nos padrões da língua culta e retirar os defeitos de digitação, de estruturação e etc. Essa é a Correção Gramatical.
Clareza:
A clareza contribui para a boa compreensão do texto. Os parágrafos devem ser relacionados de forma consistente e clara, e as palavras contextualizadas com o tema, de forma que a leitura seja de fácil entendimento.
Concisão:
A concisão consiste em expressar-se na escrita de forma objetiva e direta, sem prejudicar a clareza e os outros elementos do texto.
Coerência:
Dificilmente se poderá dizer o que é coerência apenas através de um conceito, por isso vamos defini-lo através da apresentação de vários aspectos e/ou traços que, em seu conjunto, permitem perceber o que esse termo significa. Já deve ter ficado claro no capítulo um que a coerência está diretamente ligada à possibilidade de estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo, portanto, ser entendida como um princípio de interpretabilidade, ligada a inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e a capacidade que o receptor tem para calcular o sentido deste texto.
Coesão:
Entendem, então, coesão como um conceito semântico referente às relações de sentido que se estabelecem entre os enunciados que compõem o texto; assim, a interpretação de um elemento depende da interpretação do outro. O sistema linguístico está organizado em três níveis: o semântico (significado), o léxico-gramatical (formal) e o fonológico-ortográfico (expressão). Os significados