Qualidades do texto
QUALIDADES DO TEXTO
INTRODUÇÃO
Aprender a escrever é aprender a pensar!
Escrever é encontrar ideias e concatená-las, pois, assim como não é possível dar o que não tem não se pode transmitir o que a mente não criou ou aprovisionou.
As falhas mais graves resultam da falta de ideias e da dificuldade em conhecer a realidade e interpretá-la, expressando-a de forma corrente.
O que é um bom texto ?
O bom texto é aquele produzido com a organização de palavras que se unem, adequadamente, umas ás outras.
Não posso pensar no texto como palavras isoladas, palavras que vão se formando aleatoriamente umas as outras, tenho que pensar no texto com uma organização de palavras que se unem dentro de um sistema linguístico.
Assim, os termos vão formando uma oração, e as orações vão constituir períodos.
Os períodos formarão parágrafos e a organização entre parágrafos formara um texto.
Um texto é, pois, um todo organizado de sentido. Dizer que ele é um todo organizado de sentido implica afirmar que o texto é um conjunto formado de partes solidárias, ou seja, que o sentido de uma depende das outras.
Que é que faz que um conjunto de frases forme um texto e não um amontoado desorganizado? São vários os fatores:
Coerência, isto é, a harmonia de sentido de modo que não haja nada ilógico, nada contraditório, nada desconexo, que nenhuma parte não se solidarize com as demais.
Coesão representada por recursos linguísticos responsáveis por cumprir tais requisitos. Entre estes destacam-se os conectivos, preposições , pronomes e advérbios, daí a função das classe gramaticais.
Assim sendo, a coesão refere-se à forma relativa ao discurso apresentado, materializada por meio da articulação desses elementos gramaticais, produzindo assim diversos enunciados.
Clareza fortalecimento para um perfeito entendimento mediante a interlocução, desprovido de quaisquer indícios de ambiguidade.