032527101813

1266 palavras 6 páginas
1. Preencha os espaços em branco com o elemento da comunicação adequado. (0,25)

Nas situações de comunicação, alguns elementos são imprescindíveis. Sem eles, pode-se dizer que não há comunicação ou há uma comunicação com ruídos, isto é, há uma comunicação ‘truncada’, de difícil compreensão. Entre esses elementos há o emissor que é o responsável pela concretização do discurso, ou seja, é o responsável pelo texto, pelo enunciado. Esse enunciado deve apresentar-se em um (a)__________________ que seja comum entre (b)______________ e (c) _________________ de modo que a comunicação se efetive. É necessário também um (d) __________________, meio físico ou virtual, por onde transitará a (e) ______________________.

2. Na tira abaixo, o elemento que não está permitindo a comunicação é: (0,25)

a) canal fechado.
b) falta de referencial.
c) ausência de emissor.
d) ausência de receptor.
e) código desconhecido

Identifique o elemento de comunicação e a função predominante. Faça como no exemplo abaixo.
Exemplo: Vós trabalhais para poder manter a paz com a terra e a alma da terra. Pois ser ocioso é tornar-se estranho às estações e ficar afastado da procissão da vida que marcha majestosamente e com orgulhosa submissão em direção ao infinito. (Khalil Gibran, O profeta)
Elemento da comunicação: Receptor
Função predominante: Conativa ou apelativa

3. Louco. lou.co1. Adj (cast loco) 1 Que perdeu a razão, alienado, doido. 2 Insensato, inconsiderado. 3 Arrebatado, imoderado, imprudente, temerário. 4 Mec Que pode girar independentemente sobre o eixo em que está montado, sem comunicar a rotação a este; solto, livre: Polia louca. 5 Alegre, brincalhão, folgazão, galhofeiro. 6 Doidivanas, estróina, extravagante. 7 Apaixonado. 8 Extraordinário, fora do comum, estupendo. sm 1 Indivíduo que perdeu a razão. 2 Indivíduo extravagante, desatinado. (0,20)
Elemento da comunicação:
Função predominante:

4. (0,20)

Elemento da comunicação:
Função predominante:

Relacionados