TEXTO GURUS QUALIDADE
Doutor em engenharia de produção pela UFSC, já trabalhou como professor, consultor e coordenador docente. Entre diversos artigos, sua contribuição conta com cerca de noventa trabalhos técnicos na área de gerência de produção, gestão da qualidade e qualidade total.
Autor de diversas obras literárias, busca abordar em seus trabalhos todas as lições que são ensinadas na disciplina de gestão de qualidade. Lá resgata os modelos considerados tradicionais até novas abordagens e estruturações, buscando demonstrar as diversas faces envolvidas no processo e como as ideias foram modificando-se.
Segundo ele, a criação da cultura da qualidade é de importância máxima para a gestão da mesma, buscando-se uma maneira de quantificar o conceito de qualidade, mas para isso é necessário que se tenha um completo entendimento de seu conceito.
Este conceito é dividido por ele em duas etapas: o envolvimento da multiplicidade de itens e as alterações conceituais que ocorrem com o passar do tempo. A dependência do conceito de qualidade em relação ao momento gera uma importante propriedade nas ações dos setores produtivos: o empenho pelas inovações em produtos, processos ou métodos de ações”.
Pensando em seus projetos, a maior parte do estudo é direcionada para as diretrizes fundamentais da analise da qualidade e como este conceito poderá ser empregado na facilitação do entendimento do conceito principal. Embora possua diversas diretrizes, pode-se direcionar o estudo para três fatores fundamentais: ferramentas da gestão de qualidade, gestão e avaliação estratégica da qualidade e sistemas especialistas para a avaliação da qualidade por atributos. Estes sistemas foram criados para que se avalie o conceito de qualidade através de diferentes estudos e bases, para que se possa ter uma vasta gama de material, buscando-se a facilitação da analise e riqueza no detalhamento. Resume-se assim os três alicerces de Paladini:
* Ferramentas da gestão da