Teorias organizacionais
9. A importância da inteligência emocional para o administrador
Auto-percepção – que é a capacidade das pessoas conhecerem a si próprias, em termos de seus comportamentos frente às situações de sua vida social e profissional, além do relacionamento consigo mesmo.
Autocontrole – ou capacidade de gerir as próprias emoções, seu estado de espírito e seu bom humor.
Auto-motivação – capacidade de motivar a si mesmo, e realizar as tarefas e ações necessárias para alcançar seus objetivos, independente das circunstâncias.
Empatia – habilidade de comunicação interpessoal de forma espontânea e não verbal, e de harmonizar-se com as pessoas.
Práticas sociais – capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipe.
10. Como devemos desenvolver a inteligência emocional-> Relacionar as principais competências comportamentais desta pessoa em relação ao seu contexto, pessoal e profissional. Fazer uma avaliação destes comportamentos, comparando o grau atual destas competências, com o grau desejável naquele contexto. Executar um treinamento, em relação aos comportamentos pouco desenvolvidos, com ações práticas. Controlar os resultados até conseguir atingir as metas pretendidas.
11. Por que devemos estudar teorias administrativas -> O estudo da teoria nos ajuda a compreender os processos fundamentais e baseados nisso, a escolher uma linha eficaz de ação.
12. O que é uma teoria organizacional -> É o estudo de como as organizações funcionam e como elas afetam e são afetadas pelo ambiente no qual operam.
13. Princípios da adm cientifica
Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por