Engenharia
Origem: No latim clássico, usava-se apenas persona. Todos os eruditos admitem que essa palavra originalmente significa máscara. A aparência e não a organização interior, recebe a ênfase. Todavia, persona, mesmo antigamente, passou a significar o ator colocado atrás da máscara, isto é, o seu verdadeiro conjunto de qualidades íntimas e pessoais.
Conceito: A personalidade é a organização dinâmica, no indivíduo, dos sistemas psicofísicos que determinam seu comportamento e seu pensamento característicos. Allport:1966
Personalidade é um conjunto de padrões: sentir, pensar, perceber, comportar-se.
Tais padrões são relativamente estáveis e duradouros.
Nós podemos dizer que valores, atitudes e comportamento, são as características formadoras da personalidade: (no centro estão os valores; (cercando esses valores estão as atitudes; (rodeando as atitudes estão os comportamentos.
Valores: Quando falamos de valores, queremos fazer referência aqueles que dão critério à ação, com o objetivo de garantir o bem estar e a auto-realização do homem em sua sociedade.
Os valores podem ser conceituados como: ➢ consciente ou inconsciente; ➢ uma crença. Por exemplo: Honestidade, fidelidade, disciplina, iniciativa, responsabilidade, lealdade, cordialidade, respeito, etc.
Atitudes: São inclinações, tendências, predisposições para alguma coisa. É um estado mental e neurológico de prontidão, organizado através da experiência, e capaz de exercer uma influência diretiva ou dinâmica sobre a resposta do indivíduo a todos os objetos e situações a que está relacionada. As atitudes estão intimamente relacionadas com o comportamento. Assim, é importante entender que: - atitudes envolvem o que as pessoas pensam, sentem e como elas gostariam de se comportar em relação a um objeto atitudinal.