Teorias motivacionais
1. Introdução
Motivação é o desejo que leva a um grande esforço, intenso, direcionado e persistente, para se alcançar determinado objetivo pessoal ou organizacional. A motivação humana surgiu na escola de relações humanas, onde a satisfação do colaborador era a ênfase, em questões afetivas e pessoais.
Sendo dividida em duas categorias básicas intrínsecas que não tem sua relação com recompensas matérias, mas sim relacionada às recompensas psicológicas como reconhecimento e respeito. E extrínseca que está relacionada às recompensas matérias e punitivas como, por exemplo, salário e promoção. (Chiavenato 7°Ed)
Existem algumas teorias motivacionais que procuram explicar os porquês dos comportamentos das pessoas.
2. Teorias Motivacionais
2.1. Teoria das necessidades
Abraham Maslow foi o criador da teoria das necessidades.
Segundo Maslow o homem é um animal dotado de necessidades e assim que uma é satisfeita surge outra e logo após outra em um processo que não tem fim desde o nascimento ate a morte.(Caravantes. 1° Ed) Nesse pensamento Maslow sugeriu uma hierarquia de necessidades que são a causa da motivação humana, essa hierarquia foi retratada em uma pirâmide.
1° Necessidades Fisiológicas: Referem-se às necessidades básicas que todas as pessoas têm como alimentação, sede abrigo, repouso e outras necessidades orgânicas. É a necessidade que se relaciona com a sobrevivência, que já nascem como individuo. A partir do mento em que essa necessidade é satisfeita deixa de ser principal e agora o homem sobe um nível na pirâmide partindo para a necessidade de segurança. (Chiavenato 7°Ed)
2° necessidades de Segurança: o nível dois na pirâmide representa a necessidade de segurança. Segundo Maslow, nesse aspecto da motivação o homem busca estabilidade e proteção, isso faz o seu organismo agir como um mecanismo a procura de segurança e então esse passa a ser o seu comportamento. (Chiavenato 7°Ed)
3° necessidades sociais: nesse nível depois das