Fichamento: o descobrimento da terra" (cartografia histórica)
Referência Bibliográfica: Dreyer Eimbcke, Oswald. O Descobrimento da Terra. / Oswaldo Dreyer Eimbcke; tradução Alfred Josef Keller. – São Paulo: melhoramentos; Editora da Universidade de São Paulo, 1992.
Lugar Social: Oswaldo Dreyer Eimbcke nasceu em 1923, é Cônsul da Islândia, em sua cidade natal Hamburgo, é presidente dos “Amigos da Cartografia, da Fundação Cultural Prussiana”. É autor de inúmeras publicações e revistas especializadas nacionais e internacionais; também autor de ensaios radiofônicos e co-autor de uma enciclopédia especializada. Sua vasta coleção de mapas e cartas geográficas teve exposição na Alemanha, Áustria e Islândia.
Objetivo: “O objetivo do autor ao escrever este livro, mostra que o descobrimento da Terra não foi somente obra de um empreendimento planejado e executado pelas potências marítimas da Europa. Ao contrário: o caso, mitos, enganos e preconceitos também levaram a muitas descobertas curiosas, originaram surpreendentes representações cartográficas (...)”.
Arcabouço Teórico: Para a construção desta obra, o autor utilizou obras importantes, tal como: D’ Ailly, Pierre, Imago Mundi, Lovain, 1483. Akcura, Y. Die Karte des Piri Reis, Istambul, 1933; entre outras. Também utilizou mapas, cartas cartográficas e etc.
Pontos Importantes: O Descobrimento da Terra: História e histórias da aventura cartográfica.
“Com o surgimento de um comércio organizado, abre-se a primeira página de um dos capítulos mais excitantes da história da humanidade. Trata-se da história dos descobrimentos, um esforço milenar para conhecer a nossa Terra, regiões próximas e longínquas, a vida e a cultura de outros povos. Os habitantes litorâneos foram os primeiros a ousar percorrer distâncias maiores. Foram navegantes os que avançaram primeiro por terras incógnitas, conseguindo mais tarde realizar os grandes descobrimentos históricos. A primeira notícia que temos de um comércio organizado de mais ou menos 2600