Crimes
- Muitos historiadores apontam que, no final da Idade Média, em diversas regiões da Europa, o sistema feudal começou a dar lugar a uma nova ordem política, econômica e cultural. Havia um clima de inquietude intelectual e existencial que se expressou nos campos artísticos, filosófico e científico.
1.0 - Mentalidade Moderna - Uma nova visão de mundo.
1.1 - Na Idade Moderna alguns laços dessa estrutura social foram se afrouxando, abrindo espaço para que o indivíduo pudesse emergir. 1.2 - A mentalidade moderna em formação criou brechas para manifestação das individualidades em diversas esferas da vida social. 1.3 - Muitos intelectuais dessa época buscavam explicações racionais para suas indagações, em vez de permanecer com as respostas orientadas apenas pela fé religiosa. 1.4 -Essa maneira de ver a realidade diminuiu a ênfase no mundo de Deus (teocentrismo) e valorizou uma concepção antropocêntrica (o ser humano como centro). 1.5 - Uma das expressões vigorosas desse novo cenário foi a corrente intelectual denominada Humanismo.
1.0 - Humanismo.
2.6 - O Humanismo, desenvolvido principalmente entre os séculos XV e XVI, caracteriza-se pela concepção de que o ser humano é criatura e criador do mundo em que vive. 2.7 -Um exemplo significativo dessa concepção humanista pode ser encontrado no livro Discurso sobre a dignidade do homem, do italiano Giovanni Pico Della Mirandola (1463-1494). 2.8 - Com renovado entusiasmo, diversos intelectuais humanistas realizaram estudos da natureza, das artes, das técnicas, buscando a construção de novos conhecimentos. 2.9 - A princípio, o termo humanista referia-se aos intelectuais que, mesmo antes do século XV, preocupavam-se em reformular o ensino universitário tradicional, propondo novos programas de estudos de humanidades, que abrangeriam filosofia, história, poesia, matemática etc. 2.10 - Em pouco tempo, porém, a