Formação de lideranças em educação ambiental para o controle da poluição
Arismar Manéia
Graduado em Ciências Biológicas, Mestre em Educação, Pós Graduado em Filosofia, Mestrando em Tecnologia Ambiental.
Endereço: Rua Teófilo Costa, 390, Apto 502, Jardim Camburi, 29.020-010 Vitória-ES.
E-mail: arismarmaneia12@hotmail.com
RESUMO
Este artigo se originou da necessidade de refletir sobre a temática ambiental na formação de líderes em educação ambiental, buscando meios para preparar o pensador crítico ambiental em uma visão holística da problemática em questão.
Com a utilização de conceitos básicos da formação do líder ambiental e com reflexões relevantes de autores sobre o assunto em questão, se coloca em evidência um dos problemas mais sérios do no novo milênio: o combate à poluição em um futuro próximo. Esta real situação é pertinente e acessível no campo da formação do educador, que pode se tornar um forte aliado no combate à poluição em seu conceito amplo da palavra. Neste trabalho, busca-se demonstrar o esforço de combinar a formação humana e ambiental do educador para se obter com sabedoria o planejamento de sistematizar a nobre tarefa de preparar multiplicadores com eficiência no combate à temática da poluição ambiental.
Palavras-chave: Formação, Liderança Ambiental, Poluição.
INTRODUÇÃO
A linguagem da formação educativa chega à sociedade ambiental de forma mais prática e aceitável quando a informação tem objetivos claros na perspectiva da formação de líderes ambientais. A “nova personagem”, poluição ambiental traz sérias conseqüências à vida ambiental e para se colocar em prática o combate a esta real situação é necessário começara formar, por meio da educação, uma rede de preservação consciente. Os autores fundamentam que é viável a formação em longo prazo para se obter mudanças comportamentais para o controle da poluição ambiental no meio ambiente.
O artigo não aponta causas e conseqüências da poluição ambiental, mas uma reflexão de