Bibliografia: LECIONI, Sandra. Origens do conhecimento geográfico. In: LECIONI, Sandra. Região e Geografia. São Paulo: Edusp, 1999.
Assunto central do texto: Nascimento da Geográfica
Palavras-chave (até 5 palavras): Civilização; Gregos; Navegação; Terra; Geografia.
Principais ideias da autora:
“Da civilização, que floresceu e se desenvolveu no século XXI anterior à era cristã na Baixa Mesopotâmia até a civilização greco-romana, séculos de experiência social envolvendo cretenses, hebreus, assírios, babilônios, egípcios, cartagineses, e fenícios, determinaram as bases históricas da civilização ocidental.” (pág 31).
“As experiências das civilizações antigas serviram como base cultural e permitiram que os povos da Europa dessem início à sua civilização criadora.” (pág 32).
“Técnicas agrícolas foram desenvolvidas, como a utilização de arado e da irrigação, possibilitando alterar as condições de plantio e obter maiores colheitas. Aquedutos foram construídos, disciplinando e aproveitando os fluxos d’água. ” (pág 32).
“Os babilônios dividiram o zodíaco em doze signos e a circunferência em 360º.” (pág 32).
“Os egípcios [...] desenvolveram o calendário de 365 dias, tornando possível a precisão e melhor utilização das sazonalidades fluviais.” (pág 32).
“Os Sumerianos nos deixaram como legado o que podemos considerar como primeira representação cartográfica do mundo, um mapa de 2700 antes da era cristã.” (pág 32).
“... os fenícios se aventuram pelos mares e desenvolveram o comércio.” (pág 34).
“Os gregos reconheceram o litoral mediterrâneo e, posteriormente, com Alexandre Magno, penetraram no interior da Europa e Ásia, ampliaram o conhecimento dos lugares e, sobretudo, aprofundaram o conhecimento a cerca dos homens e do mundo.” (pág 35).
“As descrições passaram a ter forma ordenada, sugerindo comparações.” (pág 35)
“Sínteses e explicações foram elaboradas a cerca dos lugares e itinerários.” (pág 35).
“A ampliação do conhecimento geográfico se colocou como uma necessidade prática em face das atividades de comercio e de colonização que desenvolviam.”