Teorias modernas da administração
Franciele de Oliveira de Anchieta1
Josiane Nunes da Silva2
Marina Menegaz3
Sabrina da Silva Macedo 4
Resumo: As teorias modernas da administração, vêm sendo defendidas nas últimas décadas, e seguem atingindo um alto grau de complexidade, que deixaram de ser simples modelos para se administrar uma empresa, e formam um corpo de conhecimentos consistente e abrangente dos aspectos técnicos, estratégicos e humanos. Estas teorias apresentam princípios que focam sobre as práticas da administração. A Abordagem Contingencial, explica que nada é certo, tudo depende da organização da empresa com o seu ambiente, já a Administração por Objetivos defende que as empresas devem se preocupar menos com os fins e mais com as atividades desenvolvidas para atingir um resultado. A Administração Estratégica ganhou enfoque depois da década de 80, a visão estratégica pode ser alcançada através de um processo sistemático de análise e síntese. A Administração Participativa, visou encontrar nos próprios recursos humanos o parceiro ideal para o desenvolvimento da organização. A recuperação vertiginosa do Japão no pós-guerra fez surgir os estudos da Administração Japonesa, que causou significativas mudanças tanto no processo administrativo, quanto no produtivo. Benchmarking defende o preceito de que ninguém é melhor em tudo, e quer dizer que deve-se copiar de quem faz melhor.
Palavras-chave: Teorias modernas da administração. Aspectos técnicos. Estratégicos. Humanos.
1 INTRODUÇÃO A escolha do tema “Teorias Modernas da Administração” tem por objetivo pesquisar cada teoria, dando enfoque à evolução das empresas com o uso destas práticas administrativas.
A abordagem do assunto torna-se relevante devido à importância do mesmo para as organizações e para os administradores atuais.
Por meio de revisão bibliográfica, pesquisa, artigos de internet, iremos dentro de nossas limitações acadêmicas estudar