teorias feministas
Núcleo de Estudos sobre a Mulher.
Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade.
Disciplina: FCHE 2- Introdução aos Estudos de Gêneros
Docente: Marcia Macêdo.
Atividade: Roteiro de atividades orientadas- Atividade I
Discente: Carmen da Paixão Suarez
PERGUNTAS
Qual a estratégia defendida pelas feministas liberais para reinvindicação de igualdade de direito as mulheres, e que motivos elas apontam para a manutenção de tal defesa?
Resp. A estratégia principal defendida pelas feministas liberais era que elas viam no voto correto e mais prático para atingir suas metas, pois quando as mulheres pudessem votar, elas estariam aptas a votar a favor da legislação que corrigiria a injustiça ás mulheres.
Como os filósofos Iluministas se posicionavam em relação aos motivos que justificavam a subordição da mulher? Cite alguns desses pensadores e sua formulação a este respeito.
Resp. Os filósofos preconizavam como base para toda autoridade legítima os homens. O positivista Auguste Comte argumentava que o cérebro das mulheres eram menores que o dos homens e que portanto, as mulheres deviam ser subordinadas. O filósofo utilitarista James Mill achava que os interesses das mulheres seriam mais bem protegidos pelos homens. Rousseau com o contrato social enxergava a mulher como inadequadas para a responsabilidade civil com sua necessária racionalidade e autonomia. Para ele as mulheres eram mais fracas, apropriadas para a reprodução mas não para vida pública. Com sua infortunada Sofia, as mulheres devem ser educadas os homens e ser mãe, destacando que elas são desejosas agradar, modestas, tolerantes da injustiça, ardilosas, vãs, frívolas e artistas em grau menor.
Para John Locke o lugar da mulher é no lar onde ela está subordinada ao melhor julgamento do homem e que há um fundamento na natureza para sua sujeição. Para David Hume 'os homens são os chefes naturais do lar, recato e castidade são virtudes para